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Universidade Federal do Ceará
Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras

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Sobre o grupo TECLE

O interesse pela temática surgiu em 2018 com a criação do grupo de pesquisa “TECLE – Tecnologia e Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras” e o início, em 2019, do projeto de pesquisa intitulado “Professor, Câmera, Ação”, que visou qualificar o professor de línguas estrangeiras a planejar, gravar, editar e divulgar vídeos na internet a partir de temáticas variadas. Em síntese, foi um projeto dedicado ao processo de produção audiovisual de professores para professores. Esse projeto vinculava-se ainda ao projeto de extensão “Linguística e Café”, que consistia em entrevistas de docentes das universidades públicas do Estado – UECE e UFC –, cujo entrevistador era um dos membros do projeto. Assim, oportunizava-se o trabalho de pesquisa sobre a temática a ser explorada nas entrevistas, a elaboração das perguntas da entrevista, a realização das etapas de gravação, edição e divulgação dos vídeos produzidos em um canal do YouTube, criado pelo grupo e intitulado TECLE UFC. O canal Tecle UFC atualmente conta com 254 inscritos e 12 vídeos publicados.

Em 2020, devido à Pandemia da Covid-19, o projeto de pesquisa “Professor, Câmera, Ação” teve que adaptar-se ao contexto excepcional. Uma vez que muitas ferramentas digitais online passaram a fazer parte do cotidiano e a interação por vídeos em encontros virtuais se tornou comum, o grupo de pesquisa TECLE, respeitando o isolamento social, realizava encontros virtuais a cada quinze dias para o aprofundamento do conceito de letramento digital, a partir de debates sobre textos previamente selecionados e lidos; também o projeto de extensão “Linguística e Café” sofreu modificação, de maneira que no lugar de vídeos para o canal do YouTube, os bolsistas envolvidos (remunerados e voluntários) passaram a planejar, criar e publicar textos para alimentar um perfil na rede social Instagram (@grupotecleufc), expondo as temáticas discutidas no projeto de pesquisa. O perfil do Instagram atingiu 1.097 seguidores e 138 publicações.

Em 2021, não foi possível renovar o projeto de extensão e o projeto de pesquisa “Professor, Câmera, Ação” manteve-se com novas discussões, envolvendo o conceito de metodologias ativas, e finalizou-se no final desse ano.

Em 2022, voltamos à “normalidade” das aulas presenciais na Universidade, entretanto não foi possível dar continuidade ao projeto de pesquisa, embora o grupo de pesquisa tenha mantido os encontros quinzenais e os estudos tenham avançado bastante com o foco em capitalismo digital, colonialismo de dados e racismo em plataformas virtuais.

Assim, para o ano de 2023, apresentamos novos projetos de pesquisa e de extensão. Muitas vezes, a reflexão sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula se torna uma prática constante, porém, limitada, que poucas vezes garante a mudança de postura de professores e alunos. Assim, o objetivo principal do grupo de estudos é ousado: levar os participantes a discutirem conceitos atuais, como o letramento digital do professor de línguas estrangeiras, trazendo a reflexão para o uso crítico de Recursos Educacionais Digitais (RED) e, principalmente, das redes sociais.

Mediante tal proposta, o grupo funciona da seguinte maneira:

(1) Há encontros virtuais (Google Meet) a cada quinze dias para discussão sobre leituras recomendadas. Para participar do grupo, entrar em contato via e-mail: saradepaula@ufc.br.

(2) Discussão transmídia do grupo por meio do Instagram @grupotecleufc.

(3) Integração com a ação de Extensão Instagram e Ensino da Língua Espanhola (IELE), período 2022-2023, com a manutenção de dois perfis: @caminoshispanicos e @pegadoalatele.

(4) Integração com o projeto de Pesquisa Algoritmo e o ensino de espanhol, período 2023-2025.

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